Bíblia – Como Devemos Ler os Salmos?

A Bíblia não é apenas um livro.

A Bíblia é a relação em palavras, da palavra de Deus aos homens e mulheres, meninos e meninas.
Uma ação de vida entre o Criador todo-poderoso do universo e sua criação mais querida: a humanidade. Nós não iremos compreender a Escritura, a menos que ouvirmos nele o diálogo divino-humano.

 

Os Salmos provam isso. Nas 150 canções e poemas no meio da Bíblia, nós testemunhamos não somente Deus que nos fala, mas o privilégio que temos de falar com Deus. Esta é a essência da relação: duas partes que interagem uns com os outros.

 

Os Salmos expressam toda a gama de estados do coração humano:

 

 

  • Lamento … “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que está tão longe de me salvar, tão longe de meus gritos de angústia?” ( Sl. 22: 1 ).

 

  • Celebração … “Eu levanto os meus olhos para você, para você que se sentam no trono nos céus” ( Sl 123:. 1 ).

 

  • Sabedoria … “Se o Senhor não edificar a casa, o trabalho construtores em vão. Se o Senhor não guardar a cidade, os será inútil a sentinela montar guarda” ( Sl 127:. 1 ).

 

  • Julgamento … “Derrama o teu furor sobre eles; deixe a sua ira alcançá-los. Que o seu lugar ser abandonada; que não haja ninguém para habitar em suas tendas” ( Sl. 69: 24-25 ).

 

Nos Salmos, encontramos expressões honestas, por vezes brutal, do coração humano.



A Bíblia não seria valiosa se fosse uma série de banalidades sentimentais ou propaganda religiosa.

Mas não é. As canções e poemas que são os Salmos expressam a maior alegria e a tristeza mais profunda. Seus autores suplicam a Deus, gritam com Deus, pedem perdão a Deus.

 

Eles exaltam virtudes e justiça, e eles condenam nos termos mais amargos os abusos feito as pessoas. Os Salmos ensinam sobre os atributos de Deus:    ( “O Senhor é meu pastor,” 23: 1 ) e a história de Deus ( “[ele] varreu o Faraó e seu exército no Mar Vermelho,” 136: 15 ).

 

Eles falam de grande potencial da humanidade ( “Você fez-lhes um pouco menor que os anjos e coroado de glória e de honra”, 8: 5 ) e as trevas da depravação humana ( “vergonha virá sobre aqueles que são traiçoeiras sem justa causa, “ 25: 3 ).

 

Então, como devemos ler este “tesouro”? Primeiro, alguns fatos. Os Salmos foram as canções escritas para serem usadas pelos israelitas em sua adoração de vida pessoal e comunitária. Os títulos dos Salmos indicam que quase metade deles eram “de Davi” e alguns outros são identificados como sendo escrito por vários “filhos de Asafe,” “filhos de Corá”, Salomão, Moisés. Eles foram feitos em uma coleção depois que os judeus retornaram do exílio.

 

As muitas citações dos Salmos que aparecem no Novo Testamento revelam que estas canções foram profundamente enraizadas nas mentes e nos corações dos judeus. A maioria das pessoas hoje amam os Salmos, e se eles percebem ou não, a poesia tem muito a ver com isso.

 

Afinal de contas, pode-se afirmar a proposição: “Deus é atemporal, mas as pessoas vêm e vão.” Ou pode-se pintar com palavras, que é o Salmo 90 faz:

 

Mil anos aos teus olhos
são como um dia que foi apenas por,
ou como uma vigília da noite.
No entanto, você varrer as pessoas longe no sono da morte
eles são como a nova grama da manhã:
De manhã brota-se nova,
mas à noite ela está seca e murcha. (vv. 4-6)

Os Salmos são a parte mais sensível da palavra de Deus, incluindo este convite delicioso:

Prove e veja que o Senhor é bom;  bem-aventurado é aquele que nele se refugia.
( Sl 34: 8. )

 

Então, como devemos ler os Salmos para compreende-los? Por um lado, devemos ler lenta e deliberadamente, a fim de sentirmos através dos cinco sentidos, em que a verdade de Deus está contida. Tente ler um Salmo em voz alta que um  procedimento dentre o “ritual” que todas as pessoas no mundo antigo faziam para conseguir atingir seus objetivos com a utilização dos salmos.

 

 

A palavra coração aparece 131 vezes na Bíblia, o que parece apropriado é que os Salmos são o coração da Bíblia e que leva a humanidade chegar ao coração de Deus.

Que privilégio ter este caminho para Deus.

 

 

por Mel Lawrenz
www.biblegateway.com

6 Comments:

  1. Eu amo a revista salmos e anjos pois JÁ tive muita graça com essa revista gostaria de ver na revista o padre Marcos da canção nova e a Santa Clara….que Deus abençoe todos vocês

  2. ola qual salmo é indicado para cura de doenças preciso orar pelo meu pai

  3. A biblia e um alimento que as pessoas deve se alimentar da palavra de Deus tenam um abito de ler pelo ao meno um veciculo diario você se alimantado da palavra

  4. Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.

  5. Ótimo artigo, sem dúvidas ajudará muita gente.
    Parabéns pela iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *